Qual o comprimento correto para cada tipo de calça?
Os detalhes fazem toda a diferença no resultado final do seu visual, o comprimento da barra é importantíssimo para você alongar a silhueta e não ficar com tecido sobrando ou faltando na barra, com ar de desleixo.
Cada tipo de calça existe um comprimento correto e normalmente elas não podem ser usadas com tamanhos de saltos diferentes (alto e baixo) e é aqui que todo mundo comete um erro que pode acabar com toda sua produção, a tentativa de cortar a barra em uma altura que possa usar tanto com salto quanto com rasteira.
Calça perna reta ou levemente aberta: (normalmente calças de alfaiataria de trabalho tem essa modelagem): corte a barra com altura de 1 dedo do chão, por isso é importante você levar junto na costureira um sapato que seja da altura dos saltos que você vai usar com ela.
Boca de sino ou flare: (justa até o joelho abrindo bastante até a barra): essa modelagem de calça voltou ao cenário fashion e ficou. A barra dela deve ser marcada bem rente ao chão, não precisa arrastar, mas deve quase encostar. Esse comprimento vai fazer seu pé ficar quase todo tapado e a ideia é essa ou deixar só a pontinha do sapato aparecendo.
O comprimento errado da calça interfere no resultado final do seu visual de maneira negativa.
Uma calça com a barra curta, como essa flare, vai cortar a silhueta, assim como uma calça com tecido sobrando também vai ficar feio.
Dê bastante atenção para esse detalhe!
Calça pantalona: aquele modelo de calça que desce larga desde o quadril.
Como elas são amplas, acabam achatando muito a silhueta e eu aconselho a usá-las sempre de salto alto. O comprimento correto dessa barra é rente ao chão, quase encostando, exatamente como a boca de sino.
Calça skinny: dois principais erros que cometem com a calça skinny, que normalmente vem com a perna bem longa, é descer a barra até a metade do salto. Como a boca é estreita ela não vai cobrir o pé e vai ficar repuxada e deselegante.
O segundo erro é deixar todo o tecido que está sobrando enrugado no tornozelo. Fica péssimo visualmente e acaba com a silhueta.
O comprimento correto da calça skinny é no ossinho do tornozelo e quando você quer dar um charminho no visual pode dobrar uma ou 2x para a barra ficar um pouco acima dele..
Esse truque de estilo, porém, vai cortar a perna e o cuidado com o restante do look deve ser redobrado para não achatar a silhueta (dica 1).
Calças boyfriend ou mom jeans: esses modelos de calças são soltas no corpo. A primeira tem corte masculino (por isso o nome) é mais ampla e o cós abaixo da cintura. A segunda seu nome remete a calça da mamãe e tem a perna com menos volume, quase reta e o cós na linha da cintura. Ambas são bem despojadas. Elas podem ser usadas dobradas acima do ossinho do tornozelo.
Ah e não esqueça do salto, pois essa calça achata muito a silhueta!
Se optar por um visual confortável com calça boyfriend + sapatilha escolha um modelo nude ou cor próxima a calça, com pouco contraste.
Bico fino também ajuda a alongar a silhueta!
Tenha muito cuidado com calça boyfriend + botinhas, elas cortam a silhueta!