Além de originalidade as sobreposições podem salvar peças que você já usou bastante, mas que não deseja se desfazer e quer usar de maneira diferente para inovar o visual.
Esse é um ótimo truque também para o outono e inverno. Conforme a temperatura vai caindo vamos adicionando peças ao look, essas “camadas” aquecem de maneira criativa.
As peças mais justas devem ficar preferencialmente por baixo. As peças mais soltinhas são sobrepostas para dar movimento à produção.
Esse é um truque para evitar que o corpo fique marcado, com roupa embolorada, que acaba acrescentando centímetros na silhueta.
Já vimos que blazers, jaquetas, coletes, cardigans e casacos em geral usados abertos criam uma linha vertical no corpo, alongam e afinam a silhueta.
São o tipo de sobreposição mais fácil que você pode adotar em composições simples que você tem em casa.
As cores devem conversar e não brigar. Cores neutras são mais fáceis de compor um look e chamam menos atenção, consequentemente são mais elegantes.
O color blocking, porém, é mais alegre para um look casual.
Mas se você gosta de ousar pode arriscar um mix de estampas entre as peças superior e inferior. O resultado é muita personalidade, porém tenha cuidado para sempre criar um look harmônico e não poluído.
Mulheres plus size devem evitar fazer sobreposições com tecidos encorpados e grossos, para não acrescentar volume na silhueta.
Se você é baixinha evite contrastes muito grandes de cores, pois a diferença vibracional de cores “fatia” o corpo em camadas e achata a silhueta.
Invista sempre que possível em saltos.
Mulheres que têm seios pequenos devem evitar camisas escuras sobre peças claras e o inverso se você tem seios grandes.
Sobreposições criativas para se inspirar.